A partir desta segunda-feira (2) a Carteira de Trabalho física não será mais emitida pela Agência do Trabalhador de Maripá. A medida ocorre em todo o Brasil em virtude de um novo sistema lançado pelo Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho Digital, que vai substituir o documento físico. O objetivo é modernizar e facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Desta forma, todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

Para ter acesso a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador deve primeiro fazer o cadastro no site do Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego) e depois, baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android) ou, ainda, acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/.

Segundo o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Wagner Lescowicz, a Agência do Trabalhador dará todo o suporte necessário em casos de dúvida ou dificuldade no cadastro. “Essa é uma medida que vai ocorrer de forma gradativa e vamos auxiliar os trabalhadores na realização dos cadastros caso a pessoa não tenha acesso a internet ou tenha alguma dúvida a respeito da mudança. É importante lembrar que o documento físico deve ser guardado pelo trabalhador porque ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de serviço anterior”, explica.

A Agência do Trabalhador está localizada junto à Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico na Rua Fernandes Vieira, esquina com a Rua Francisco Ferrer, 545. A população também pode entrar em contato pelo número (44) 3687-1639.

 

Deixe seu comentário