A Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental em parceria com o Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, Itaipu Binacional e agricultores já realizaram a recuperação e preservação de 110 nascentes em propriedades rurais nos últimos dois anos no município de Palotina.

As propriedades rurais possuem papel fundamental no que diz respeito à qualidade da água, pois são nestes locais que as nascentes podem ser preservadas, pois este recurso natural possui altíssimo valor econômico, estratégico e social, tendo em vista que, todos os setores de atividades necessitam dele para desempenhar suas funções.

O trabalho consiste primeiramente em uma vista técnica à propriedade onde há interesse na recuperação, para verificar o material necessário para a execução, visto que há variação na quantidade conforme a situação em que a nascente se encontra. Em média, este trabalho é realizado durante um dia e os materiais utilizados são: cimento, pedra rachão e canos de PVC no diâmetro de acordo com a vazão da nascente.

Os agricultores interessados podem fazer o agendamento na Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental por meio do telefone 3649-1215 ou pessoalmente. A Secretaria está localizada na Avenida Presidente Kenndey, ao lado do Ginásio de Esportes Ardomar Somensi.

Deixe seu comentário