Número de mortes por dengue sobe para 21 no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou, nesta terça-feira (2), uma nova morte por dengue no estado. Segundo o novo boletim, de agosto de 2018 até esta semana, foram confirmadas 21 mortes pela doença.

A Secretaria da Saúde do Paraná alerta a população que as medidas de prevenção contra a dengue devem seguir mesmo no inverno. A circulação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, diminui com as temperaturas mais baixas, mas os ovos podem permanecer intactos por meses se os criadouros não forem eliminados. Estes ovos vão eclodir quando a estação mais quente chegar, dando origem a um novo ciclo do mosquito.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental da secretaria estadual da Saúde, Ivana Belmonte, a prevenção é a forma mais eficaz de se combater o mosquito. “É uma tarefa que depende muito da contribuição da população, pois mais de 60% dos criadouros estão nos quintais e dentro das residências, em recipientes que acumulam água parada”.

A última morte confirmada é de uma criança de 10 anos vítima da dengue. O caso é de Nova Fátima, na região de Cornélio Procópio. No total, são 21 óbitos confirmados por dengue no Paraná, de agosto do ano passado até agora. Na semana anterior, eram 20 mortes.

De acordo com o novo balanço, há 1.374 novos casos confirmados da doença no Estado ? o Paraná soma 17.776 casos de dengue notificados.

Hoje, são 81 municípios em epidemia, quando a incidência proporcional é de 300 casos para cada 100 mil habitantes. As cidades que entraram nesta lista são Campo Mourão, Terra Boa, Brasilândia do Sul, Ivaté, Perobal, Umuarama, Jussara, Paranavaí, Doutor Camargo e Ivatuba.

?Os casos confirmados de dengue podem sofrer redução no inverno, isso é o esperado. Mas trata-se de um período muito curto, de no máximo três meses, e como já reafirmamos, não podemos nos descuidar, pois o Aedes é resistente. É preciso eliminar os criadouros e está é uma tarefa diária?, afirma Ivana Belmonte.

Deixe seu comentário