A 13ª Avaliação de Vinhos Coloniais Tintos e Brancos de Palotina acontecerá no dia 5 de julho, no Centro Cultural Italiano. Serão avaliadas 21 amostras, sendo 13 de vinho tinto e 8 de vinho branco. O evento é promovido pela Prefeitura – por meio da Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental; Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo; Emater; Centro Cultural Italiano; UFPR/Setor Palotina e os produtores de vinhos coloniais.

Durante a avaliação, os técnicos da Emater e do Município analisam e classificam os vinhos conforme critérios estabelecidos pela Embrapa, sendo considerado o aspecto visual, olfativo e gustativo.

Houve um progresso significativo com produtores investindo em melhoria não só no processo, mas também da infraestrutura do local da elaboração dos vinhos. Inclusive, alguns produtores migraram para produção comercial, tendo a produção de vinhos como a principal atividade econômica, ou até mesmo, como um grande complemento de renda em sua atividade”, destaca o técnico agrônomo da Emater de Palotina, Eduardo Wammes.

“Também há produtores que mantêm a produção de vinho como uma tradição familiar para sustentar a cultura italiana viva, então há esse aspecto que é muito interessante e que destaca o município de Palotina em toda região, no Estado e no Brasil por essa característica peculiar”, complementa Wammes.

Deixe seu comentário