A Câmara de Vereadores de Palotina vai realizar nesta sexta-feira, dia 7, às 19h, no Avenida Tênis Clube (ATC), a Sessão Solene de entrega do título de Cidadão Honorário do município a Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP. A homenagem foi aprovada por unanimidade em Sessão Ordinária do dia 18 de março, numa iniciativa do vereador José Pedro Bento Filho. À época da aprovação o autor da proposição enalteceu que a atuação do líder do cooperativismo de crédito tem projetado Palotina em nível nacional de forma muito positiva e que a concessão do título reconhece seu grande esforço em fomentar o desenvolvimento local à frente de uma das instituições mais importantes do cooperativismo de crédito do Brasil. “Jaime Basso é merecedor desta homenagem por tudo que já fez e faz por Palotina”, disse.

Jaime Basso por sua vez agradeceu a homenagem e disse que por traz da evolução positiva da Sicredi e também dos bons resultados de seu trabalho estão a família, os amigos e colaboradores da cooperativa.

Quem é Jaime Basso – O homenageado nasceu em Severiano de Almeida, no Rio Grande do Sul, é filho de Severino e Amélia Basso e irmão de Selmar e Nei Basso. Estudou na Escola Joaquim Monteiro Martins Franco, onde fez o primário e no Colégio Estadual Santo Agostinho onde concluiu o ensino fundamental. De 1977 a 1979 fez o Ensino Médio em Curitiba. Entre 1980 e 1984 estudou na Universidade de Passo Fundo/RS, graduando-se como Engenheiro Agrônomo. Em 1985, após 8 anos estudando, retornou para Palotina, onde passou a conduzir as atividades na propriedade rural da família. Em 1986 foi diretor social do Avenida Tênis Clube; em 1993 vice-presidente e em 1994, presidente do ATC. Em 1992 faz parte da liderança do Comitê Educativo da C.Vale a pedido de Alfredo Lang e Ademar Pedron. Nos anos de 1993 e 1994 foi conselheiro fiscal da Cooperativa C.Vale. Em 1994 casou-se com Maria Lucy Gonçalves Garcia Basso e tiveram dois filhos: Gabriela Garcia Basso, em 1996, e Guilherme Garcia Basso, em 1998. De 1995 a 2003 foi vice-presidente da C.Vale, época da implantação do projeto Avícola. De 1995 a 1997 foi diretor secretário e desde 1998 preside a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP.

Na presidência da Sicredi buscou a expansão da cooperativa para outros municípios do Noroeste do Paraná, no ano 2000 e, em 2003, consolidou a união estratégica com as cooperativas de Ubiratã e Goioerê. Em 2013 com o mesmo objetivo de expansão, conduziu a união da cooperativa com uma cooperativa do ABC Paulista e, no mesmo ano com uma cooperativa da capital Paulista, principal centro financeiro da América Latina. Em 2016 abre uma agência na Avenida Paulista, tornando-se referência para o cooperativismo brasileiro. A cooperativa, com sede em Palotina, está presente em 51 municípios, sendo 43 no Paraná e 08 em São Paulo, tem 71 agências, 125.000 associados, administra um total de ativos e coobrigações superior a R$ 2,6 bilhões. É uma das 5 maiores cooperativas do Sistema Sicredi e uma das 10 maiores cooperativas de crédito do Brasil. Tem mil colaboradores, 220 deles em Palotina, lotados na sede da cooperativa e nas três agências da cidade. Em Palotina, a cooperativa tem atualmente mais de 13 mil associados e poupadores, entre agricultores, empresários, empresas e pessoas de todas as atividades e ramos profissionais. A agência de Palotina é uma das maiores entre as 1.700 agências que o Sistema Sicredi tem no Brasil.

Jaime Basso realizou cursos de cooperativismo e gestão nas principais universidades e escolas de negócios do mundo, entre elas: Universidade de Bologna/Itália, na Kellog School da Northwestern University/EUA, INSEAD/Singapura, Wharton/EUA, Singularity/EUA, na ADG/Alemanha, MIT/EUA e na Fundação Dom Cabral, no Brasil. Realizou missão de estudos do cooperativismo na Alemanha, Itália, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, China, Austrália, Nova Zelândia, México e Argentina.

Atualmente é vice-presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, cargo que ocupa desde 2010 e diretor da OCEPAR desde 2015.

Deixe seu comentário