Mais de 1.200 pessoas foram imunizadas contra a influenza pela Secretaria Municipal de Saúde no último sábado (4), dia “D” da campanha nacional contra a gripe que segue até o dia 31 de maio.

Todas as unidades de saúde do município atenderam em horário diferenciado, das 8h às 17h, para atender o público-alvo da campanha. As vacinas estão disponíveis na rede pública para crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, professores da rede de ensino público e privado, trabalhadores da saúde, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas, funcionários do sistema prisional, pacientes de doenças crônicas não transmissíveis ou portadoras de condições clínicas especiais, que aumentam a propensão a complicações causadas pelo vírus.

De acordo com a enfermeira Maristela Barbieri, o Ministério da Saúde recomenda que 90% das crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e idosos sejam vacinados. “Estamos próximos de alcançar o objetivo, portanto, é primordial que a população prioritária procure a unidade de saúde do bairro para garantir a imunização”, destaca a enfermeira.

Além da vacina, medidas preventivas como a higienização frequente das mãos, evitar aglomerações e não compartilhar objetos pessoais são cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus. Neste ano o Paraná já registrou 25 casos de Influenza, com nove mortes.

Deixe seu comentário