Palotina é referência em saúde mental na 20ª Regional

Nesta última quarta-feira, dia 24, aconteceu em Toledo, o primeiro encontro do Matriciamento em Saúde Mental da vigésima regional de saúde. Nele todos os municípios que compõe a região trouxeram experiências, relatos e dificuldades na implementação e melhorias de seus serviços de saúde mental.

Dentre os temas discorridos, o papel da gestão, a relação profissional-paciente e a organização dos fluxos de atendimentos foram debatidos e expostos. A atenção básica de saúde também teve importante destaque visto que toda a ação matricial se inicia nas unidades básicas em conjunto ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Um momento especial foi quando todos os participantes voltaram seus olhos para a equipe do CAPS I Harmonia – Palotina, que por meio de uma apresentação interativa apresentou a sua RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) aos demais presentes. Ali foram expostos toda a organização dos fluxos de cuidados em saúde mental, os aparelhos de saúde utilizados para a assistência e os métodos de intervenção e capacitação permanente utilizado pela equipe para manter a excelência em seu trabalho.

Em nenhum lugar da 20ª Regional de saúde o serviço funciona tão articulado como em Palotina. O município possui atendimento especializado em todas as esferas de gravidade em saúde mental (baixo, médio e alto risco) e inclusive com sobreaviso nos casos de emergências psiquiátricas, que demandam um olhar diferente por parte da equipe.

 

Neste momento em que nossa sociedade vive, em que o sofrimento mental nunca esteve tão presente, ter um serviço de alto padrão, com alta funcionalidade e integração com todas as esferas de ação em saúde é uma conquista que Palotina alcançou. Continuaremos aperfeiçoando nosso trabalho e evoluindo tecnicamente para que o cidadão palotinense mantenha o serviço de excelência que merece e necessita.

Deixe seu comentário