C.VALE: Água tratada, natureza preservada

Água utilizada em um dia nas indústrias seria o suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes

Uma empresa só cumpre por completo o seu papel se o seu foco está voltado ao crescimento econômico, aliado ao desenvolvimento social e à sustentabilidade ambiental.A C.Vale mantém um conjunto de ações para assegurar o uso racional dos recursos naturais.

Para abater 560 mil aves e 85 mil peixes por dia, o Complexo Agroindustrial da cooperativa utiliza a água como o principal insumo.O Programa de Utilização Racional da Água (PURA) é uma das ações que fazem parte do Programa C.Vale Ambiental. A iniciativa é uma forte ferramenta de conscientização sobre a necessidade de economia de água nas atividades industriais. Também envolve o tratamento de efluentes para assegurar a devolução da água à natureza de acordo com os padrões exigidos pela legislação ambiental. Os associados são estimulados a recuperar e a conservar nascentes para garantir água de boa qualidade para as futuras gerações. “Esse é o mundo que a C.Vale elegeu como o ideal: um mundo em que cada um tem compromisso com o outro, o mundo da solidariedade e da sustentabilidade”, pontuou o presidente da C.Vale, Alfredo Lang.

C.Vale tem estrutura para tratamento e programas de uso racional da água
C.Vale tem estrutura para tratamento e programas de uso racional da água

De acordo com a encarregada de Gestão Ambiental, Katia Cristina Fagnani, a água utilizada em um dia nas indústrias seria o suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes. Trinta e quatro funcionários, diuturnamente, se revezam para assegurar que a água utilizada em todo o processo industrial tenha um pH em torno de 7, que é considerado neutro. “Como seguimos normas rígidas para atender aos mercados mais exigentes do mundo, a nossa água, seguramente, é de alta qualidade. Isso nós garantimos com base em análises internas e externas, e laudos de laboratórios credenciados”, enfatiza Kátia.

Associados são estimulados a recuperar e a conservar nascentes
Associados são estimulados a recuperar e a conservar nascentes

A água é captada dos rios, tratada, bombeada para cisternas e enviada à caixa d´água que alimenta toda a indústria. Após sua utilização passa por um processo de tratamento, de aproximadamente 22 dias, para retornar ao rio.

 

Deixe seu comentário