Prova Paraná será aplicada nas escolas públicas de Palotina no dia 13

A Secretaria de Educação e Cultura de Palotina aplicará nas escolas do município na próxima quarta-feira, dia 13, a Prova Paraná, primeira grande ação desenvolvida pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica da Superintendência da Educação, órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação. A Prova Paraná tem a função de fornecer informações sobre os conhecimento, habilidades e competências dos estudantes, a fim de auxiliar os professores e pedagogos na organização dos processos de ensino e aprendizagem.

“Essa é uma grande novidade implantada pelo Governo do Estado, onde os municípios foram convidados a participar deste programa que visa realizar um diagnóstico da educação pública do Estado do Paraná”, destaca a secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko. Participam da prova, estudantes do quinto ano da rede municipal de ensino, do sexto e nono ano do Ensino Fundamental, além do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio. “O objetivo é conhecer a realidade, saber o quanto os nossos alunos aprenderam de conteúdo na área de português e matemática”, ressalta a secretária.

O Governo do Paraná vai disponibilizar às escolas o caderno de prova e o aplicativo para correção digital e instantânea. O aplicativo também irá gerar relatórios com os resultados, facilitando a análise posterior por parte dos professores. Com esse recurso, a correção das provas de cada turma deverá levar cerca de 10 minutos.

A aplicação da Prova Paraná permitirá a coleta de informações sobre as habilidades e as dificuldades de cada aluno. As ferramentas disponibilizadas para correção e geração de relatórios vai possibilitar não apenas a redução do trabalho manual dos docentes, como também fornecerá subsídios para a elaboração de ações mais eficazes para o aprendizado.

Deixe seu comentário