Organização da documentação escolar, matrículas, prestação de contas, atendimento à comunidade, reparos em salas de aula, refeitório e banheiros, pintura da quadra poliesportiva e jardinagem. Foi assim que as escolas da rede estadual de ensino se preparam para receber mais de um milhão de estudantes para o ano letivo 2019 que começa nesta quinta-feira (14), no Paraná. São mais de um milhão de alunos em 2,1 mil escolas.

Rede estadual de ensino começa ano letivo com muitas novidades

O ano letivo na rede estadual de ensino vai começar com uma série novidades. O secretário de Estado da Educação Paraná, Renato Feder, aprovou uma alteração na carga horária dos diretores, atendendo a pleito da APP-Sindicato. A partir de agora, diretores de escolas com menos de 100 alunos passarão a ter jornada de 30 horas (eram 20 horas); já os diretores à frente de escolas com mais de 100 alunos passarão a ter carga horária de 40 horas.

CALENDÁRIO – A segunda ação da Secretaria da Educação ainda antes do início do ano letivo, foi reorganizar o calendário para ampliar o tempo destinado para estudos e planejamento pedagógico.

Serão três encontros: o primeiro aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro; o segundo será no retorno do recesso de julho, nos dias 25 e 26, e no primeiro sábado do mês de outubro acontece o último encontro.

Os estudos serão realizados em todas as instituições de ensino da rede estadual. As datas foram elaboradas pela Secretaria de Estado da Educação para ampliar o tempo destinado à preparação dos profissionais e também para garantir a continuidade do projeto de aprendizado definido no início do ano letivo.

CREDENCIAMENTO

A Secretaria de Estado da Educação também está com inscrições abertas para o credenciamento para a escolha dos 32 novos Chefes dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná. O processo valorizará um conjunto de competências profissionais que vão desde a experiência de gestão até os resultados obtidos pelos professores enquanto ocuparam cargos de liderança.

SEMINÁRIO

Outra iniciativa que antecedeu o início do ano letivo foi o Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019, que reuniu cerca de 2,4 mil profissionais, entre diretores, chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) e técnicos pedagógicos. Foram três encontros, dois em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, e um em Curitiba, realizado nesta semana.

Os profissionais participaram de palestras, rodas de conversa com trocas de experiências, além de oficinas temáticas sobre avaliação (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora atividade, tecnologia e inovação, e gestão de sala de aula.

A Secretaria da Educação também organizou Ouvidorias com os departamentos da pasta e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) para ouvir as principais demandas dos diretores das escolas estaduais. “Foram momentos de muito diálogo e trabalho, com foco em estratégias pedagógicas para aumentar o aprendizado em nossas escolas”, destaca o secretário Feder.

Deixe seu comentário