A Administração Municipal de Maripá, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou na semana passada a entrega de calcário a produtores rurais para a correção do solo e melhoria da fertilidade. A assinatura dos termos de doação com os produtores ocorreu na quarta-feira (30) na Associação da MR 101 e na sexta (1º) na Linha Piratininga.

Ao todo foram distribuídas 358 toneladas de calcário beneficiando 38 agricultores familiares. “Grande parte destas lavouras não recebia calcário há mais de cinco anos, o que acaba causando o enfraquecimento do solo. Com a devida correção, teremos um aumento da produção agropecuária e da renda dos produtores”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Orlando Binsfeld.

A ação faz parte do Programa de Gestão de Solo e Águas em Micro Bacias, que atendeu o Lajeado Bem-Te-Vi e foi viabilizada por meio de convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (SEAB) e o município e com a parceria do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O investimento foi de R$ 68.736,00, sendo R$ 57.635,49 custeados através do convênio e o restante como contrapartida do município.

O convênio envolveu também a entrega de vários equipamentos como distribuidores de adubo orgânico, distribuidor de calcário, reservatório de água, perfuradores de solo e sistemas de tratamento de água (casa química). “O objetivo é promover o máximo de resultado em aumento de produtividade com qualidade e ajudar o pequeno agricultor a ser mais competitivo, com custo controlado e apto a praticar uma agricultura qualificada, conservando o solo”, explica.

Entrega do calcário para a Associação da Linha Piratininga
Entrega do calcário para a Associação da Linha Piratininga
Deixe seu comentário