Servidoras públicas da Secretaria Municipal de Saúde de Palotina participaram na quinta-feira, dia 18, na 20ª Regional de Saúde, de uma reunião da área técnica de educação permanente em saúde que dispõe sobre o Programa para o Fortalecimento das Praticas de Educação Permanente no Sistema Único de Saúde PRO EPS-SUS.

O PRO EPS-SUS, disposto pela Portaria GM/MS N 3.194 de 28 de novembro de 2017, faz parte do conjunto de estratégias do Ministério da Saúde para a retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS).

Tem como objetivo geral estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores da área da saúde para a transformação das praticas de saúde em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS, a partir da realidade local e análise coletiva dos processos de trabalho, utilizando dos pressupostos da educação permanente em Saúde (EPS).

Participaram da audiência, a coordenadora de monitoramento e avaliação dos serviços de saúde, enfermeira Claudiane Ludtke e a auxiliar administrativa Maiara Pascoaloto.

A coordenadora enfermeira Claudiane Ludtke coloca que O PRO EPS-SUS apresenta temas pontuais que podem ser debatidos a fim de estimular ações de EPS: em questões administrativas e do funcionamento do serviço; aperfeiçoamento dos processos de trabalho; diagnóstico e monitoramento do território; planejamento e monitoramento das ações da equipe; discussão de caso e realização do projeto terapêutico singular e outras atividades de educação permanente. “Lembrando também que temos uma nova Política Nacional de Atenção Básica a ser implantada e que certamente as ações de EPS serão fundamentais para o Êxito da implantação da política” complementa Claudiane.

Deixe seu comentário